Como prometido em teasers, a Aston Martin tem agora o SUV de luxo mais potente do mundo. O DBX707 é a nova variação de topo, com seu batismo fazendo alusão direta à cavalaria disponível: 707 cv. Ou seja: a marca optou por dispensar as especuladas letras “S” e “GT”, que anteriormente designaram versões mais fortes de seus modelos. A novidade já pode ser reservada em alguns países, com entregas previstas para as próximas semanas.
Toda a energia do DBX707 vem do motor 4.0 V8 Biturbo fornecido pela AMG. Também responsável por mover o GT63 S (leia aqui), ele entrega 707 cv e 91,8 kgfm. Ou seja: foram feitas mudanças para uma maior entrega de potência, haja vista que aqui ele supera a variação que move o sedã em 68 cv, embora tenha o mesmo torque. Assim, o britânico supera Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid (680 cv), Lamborghini Urus (650 cv) e Bentley Bentayga (635 cv). Entre os SUVs de produção, fica atrás apenas do Jeep Grand Cherokee Trackhawk (717 cv), que não está no segmento premium (leia aqui).
A caixa do DBX707 também é da AMG: ele usa a Speedshift MCT, com nove marchas e embreagem multidisco fazendo a ligação com o motor, oferecendo aceleração mais linear e respostas mais rápidas. De acordo com a Aston, seu modelo vai de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com máxima de 310 km/h. Para controlá-lo, a marca aplicou amortecedores e molas mais firmes e a acrescentou uma barra antirrolagem ligada à rede de 48 volts para segurar a carroceria. Há ainda freios de carbono cerâmica com discos de 419 milímetros na frente e 391 mm atrás.
Já na parte visual, o 707 conta com para-choque específico, abrigando uma grade maior e de diferente acabamento na grelha e luzes diurnas (DRL) horizontais, além de tomadas de ar revistas. As laterais têm os cromados escurecidos e outros componentes em preto brilhante, assim como rodas redesenhadas de 22 ou 23 polegadas. A traseira incorpora spoiler mais generoso e quatro saídas de escape. Por dentro, as novidades são menores, com revisão no quadro de instrumentos e aplicação de um seletor central para acesso a dados de condução. Os bancos esportivos são de fábrica, mas podem ser trocados por assentos mais confortáveis sem custo extra.
Nos EUA, o DBX707 está anunciado por US$ 235.086, R$ 1,24 milhão na cotação atual.